segunda-feira, 7 de abril de 2008


ANALISE - SEXTA FEIRA 13

Sexta Feira 13 é até hoje uma das maiores franquias do gênero horror, que gerou 10 sequências e ainda mais uma participação de seu principal protagonista enfrentando o protagonista de outras série famosa. Todos sabem de quem eu estou falando. JASON VOORHEES é até hoje um ícone do horror. Você pode perguntar a 10 pessoas, se 8 nunca assistiram, provavelmente já ouviram falar dele. Este primeiro capítulo, ao contrário dos outros, não tem a participação de Jason. É isso mesmo. Nesse filme é outro assassino que começa o pesadelo de Crystal Lake por um motivo de vingança. Quem é ele? Bom, vocês saberão isso mais tarde.

O filme começa sem nenhuma trilha sonora, apenas mostrando a lua no céu e você só pode ouvir o barulho de bixinhos do mato e lá, lá longee, um pequeno barulho de um grupo de pessoas cantando. Entra umas letras na tela, e você pode ler CRYSTAL LAKE 1956.
Sim peqeno amigo, estamos em 1956. De repente, mostra dentro de uma cabana, um grupo de jovens cantando uma musica alegremente. Quando termina a musica, dois deles se separam e vão para um local escuro, fazer o que eu chamo de "bimbar" hehehe.
Então, enquanto eles estão lá, entra uma imagem de camêra em primeira pessoa. Alguma pessoas está entrando no acampamento. E você não pode vê-la!!!!! Pode apenas ver o que ela vê. Hahahahaha.
Então, essa pessoa entra escondida no lugar onde os dois pombinhos estão se preparando para uma bimbada. Quando eles reparam que tem alguém ali, ficam assustados e começam a dizer "Olha, nós não estávamos fazendo nada... escute..." e de repente o garoto é interrompido por uma facada bem em sua barriga. A garota se vê cercada, e solta um grito. A camêra congela em sua cara assustada e entram os créditos...
FRIDAY THE 13TH
Essa cena da garota gritando e os creditos entrando se tornou rapidemente um clássico. Quem não lembra dessa cena? Hehehehe.
Depois disso, já vamos para os tempos atuais, 1980. Estamos em uma Sexta Feira 13 (brrrrrrrr).
Então vamos rapidamente conhecendo os protagonistas do filme.
\Como eu disse, não espere ver Jason nesse filme, mas espere ver bastante sangue. As melhores mortes comcerteza foram a do Kevin Bacon (que tempos depois faria o HOMEM SEM SOMBRA) e a de sua namorada, que leva uma machadada na cabeça. Até que no fim só sobra a mocinha, que é interpretada pela garota Adrienne King.
Ela está lá sozinha, com todos mortos, até q ue chega uma misteriosa personagem, a Sra. Pamela Voorhees. Ela se faz de amiga da pobre Alice, mas depois se revela uma perigosa assassina. Ela mata todos os jovens do acampamento Crystal Lake para impedi-lo de abrir, por vingança, pois seu filho, Jason Voorhees, morreu afogado ai, em 1956, e seu corpo nunca foi encontrado. Depois dessa revelação, começa a típica perseguição final.
Sra Vorrhees corre atras da jovem Alice como doida, para matá-la, sempre resmungando frases como "Veja o que você fez a ele!" e a classica "Mate ela mamãe! Mate-a!".
No fim, as duas começam a sair no pau, dando paneladas e até remadas uma na outra. O ultimo quebra-pau é perto de uma pequena canoa por onde Alice tenta escapar mas é pega pela senhora Vorrhees. Então, eis que Alice pega um facão e arranca a cabeça da Senhora Vororhees em uma cena bem sangrenta!
Depois disso, Alice acorda no meio do lago, com alguns policiais observando-a lá do raso. A musica nesse momento é bem tranquila, tipo "tudo acabou". Mas eis q ue um ser estranho sujo e feio pula da água e leva Alice para o fundo do lago, dando um susto final. Sim meus amigos, é o Jason.
Depois disso, ela acorda no hospital e pergunta para o policial o que fizeram com o garoto, Jason, que estava com ela na água. Eles dizem que não encontraram nenhum garoto, e ela fecha o filme com a frase "Então ele ainda está lá...".
O filme é bom, é feito com pouco dinheiro, mas o resultado ficou ótimo. Os efeitos de maquiagem foram feitos pelo Mestre Tom Savini, o que deixa o filme ainda melhor! A trilha sonora também é muito boa, inclusive contendo o classico "kikiki mamama" que muitos se referem como "chi chi chi hahaha" ou "kill kill kill go go go".
Infelizmente, depois, a série teria continuações cada vez mais mal feitas e absurdas, como a horrenda parte 9. Pra mim, os melhores são as partes 1,2,3,4, e 6. As outras são fracas, mas comcerteza as piores delas são partes 5 e 9.
Sou fã da série Sexta Feira 13, e essa série marcou minha historia com filmes de terror. Simplesmente um classico!


NOTA - 9,0

By Chuckygui (Filme tem q ser de arrepiar!)

Nenhum comentário: