segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

SEXTA FEIRA 13 - O CAPÍTULO FINAL (Parte 4) [1984]

Em termos de história, fraquíssimo. Em termos de derramamento de sangue, ótimo. Portanto, já podemos concluir – um filme para fãs de gore e do próprio Jason Voorhees. Este era para ser o suposto último filme do Jason. Mas o dinheiro fala mais alto, hahaha... Considerado pelos fãs o melhor (e mais sangrento) da série, pra uma pessoa mais experiente, é só mais um filme mal escrito só pra tirar dinheiro do bolso dos fanáticos e continuar a famosa contagem de corpos da série. Por que história e diálogos ZERO!


Depois da “morte” de Jason no filme anterior, o corpo é levado (de máscara e tudo!) para um necrotério. Em uma noite em que uma enfermeira e um outro safadão estão dando uns amassos na sala do necrotério, Jason resolve se levantar e matar os dois. Sim, personagens sem a menor razão de existir, só pra enxermais e mais a contagem de corpos da série! (e os bolsos dos produtores...)

Neste filme somos apresentados ao garoto Tomy Jarvis (vivido neste filme por Corey Feldman, que fez também Os Goonies, Os Garotos Perdidos e Gremlins), que apareceu de novo nas duas partes seguintes, e que é também o eterno rival de Jason para os fãs.


Outras vítimas que aparecerão ao longo do filme é um grupo de jovens bobões que são puro clichê. Eles irão passar um tempo numa casa ao lado da dos Jarvis, e sim, só existem para apresentar os diálogos e momentos mais idiotas do filme e pra aumentar ainda mais a contagem de corpos. Pra aumentar mais ainda o número de mortes, aparecem ainda duas gêmeas gostosas que ficam amiguinhas dos jovens e também participam da festinha na casa.


Também somos apresentados a um personagem que vira amigo da irmã de Tommy, que agora não consigo me recordar dos nomes de nenhum dos dois (pra vocês verem TAMANHA importância que eles têm na história!). Ele caça Jason, buscando vingança, pois Jason matou sua irmã (uma das jovens do filme Sexta Feira 13 – Parte 2).

Se você acha que já existem personagens demais para o banho de sangue, haha, nem sabe o que ainda tem. A personagem mais ridícula do filme é uma mulher gordinha que está pedindo carona na estrada. Ela só aparece uns 2 minutos em cena, e logo depois, enquanto come uma banana, é morta por Jason na melhor cena de morte do filme.

Ah sim, o fim também é uma das melhores partes. Então se você ainda não assistiu e não quer saber do fim, pare por aqui...

Jason invade a casa dos Jarvis e tenta matar Tommy e a irmã, essa que tenta despistar Jason para fora da casa. Enquanto isso, Tommy prepara um excelente “visual Jason”, ficando igualzinho a Jason quando era guri e se afogou no Lago Crystal. Quando a irmã de Tomy entra na casa, Jason também entra. É agora que rola o fim, em que Tommy fala algumas palavras que hipnotizam Jason. Agora é mostrada a verdadeira face de Jason (sim, só agora!!!). Jason vai até a irmã de Tommy, e, distraído, leva um faconaço na cara! Sangrento...

Enquanto abraça a irmã, já aliviada, Tommy percebe que Jason AINDA ESTÁ VIVO, então ele pega o facão e dá vários golpes em Jason, trazendo assim a morte definitiva ao vilão... Bem, isso só até a parte 6, hehehe...


O filme é pra quem gosta de slashers. Nada criativo, apena o mesmo banho de sangue de sempre, com personagens que só existem pra falar bobagens, renderem cenas de sexo e morrer. Exemplo, o excelente Crispin Glover (de De Volta Para O Futuro, As Panteras e A Vingança de Willard)que nesse filme faz um adolescente babaca louco pra transar, e que vive sendo chingado de “broxa” por seu amigo.

Como filme slasher, imperdível, um dos melhores de toda a série. Em questão de história, diálogos e etc, nota zero. Eu gosto muito do filme, mas como um divertimento, um simples slasher. Não, nãoacho nenhum “clássicão”, só acho um bom slasher que rende um bom divertimento pra se assistir num fim de semana à noite com os colegas... Mas pelo menos, este supera a parte 8 no quesito diversão...

Nenhum comentário: