sábado, 20 de dezembro de 2008

FRANKENSTEIN (1931)






Hoje, tive o prazer de assistir a esse clássico em preto e branco da década de 30. Muitos vão chamar de "cafona", "ultrapassado" e até mesmo "ridículo". Mas a verdade é que eu ADOREI!

Nem mesmo a fotografia em preto e branco me desanimou; ao longo do filme eu até esquecia que era um filme de 1931.


É claro que o modo de fazer cinema de lá para ca mudou, então todos vão estranhar algumas coisas, mas tudo foi feito de um modo simplesmente perfeito, em especial a atuação do ótimo Colin Clive como o doutor Henry Frankenstein e de Boris Karloff como o famoso monstro, que todos chamam pelo nome do doutor.
Na história, o Doutor Frankenstein está obsecado pela idéia de dar vida a um corpo humano. Ele rouba corpos de túmulos, forcas, onde encontrar. Com um corpo já pronto, só falta o elemento final - um cérebro.

Ele e seu ajudante, o corcunda Fritz, vão até uma
universidade de medicina roubar um cérebro. Fritz rouba um cérebro perfeito, mas deixa o vidro com o cérebro cair no chão, inutilizando o mesmo. Então ele pega rapidamente outro cérebro que estava em cima da mesa - o cérebro anormal, de um assassino...

A partir daí ja da pra se imaginar o que vai acontecer quando Henry der vida a esse corpo... nos brindando com a melhor cena do filme, quando o monstro vive e Henry pronuncia a frase mais memorável do filme - "Agora eu sei o que é ser Deus!".
O monstro então, depois de alguns dias, mata o aju
dante de Henry, Fritz, o obrigando a matá-lo. Um ex professor de Henry se encarrega disso e é o segundo a ser morto pelo monstro. No dia do casamento de Frankenstein com Elisabeth, o monstro foge...Uma cena que me deixou com pena foi a que o monstro encontra uma garotinha, que lhe mostra algumas flores e o deixa aparentemente muito feliz. É quando ela joga as flores na água e o monstro as vê flutuar. Ele faz o mesmo, e logo depois pega a menina no colo e a joga na água, aparentemente com a intenção de a ver flutuar. O rosto do monstro nessa cena é de uma certa pena do que fez com a garotinha, tornando a cena um pouco engraçada a princípio, mas também triste.

Triste depois é ver o pai da garota carregando seu corpo até a casa do Barão Frankenstein, pai de Henry, pedindo justiça. Henry
descobre que seu monstro está vivo, pois ele invade sua casa e tenta matar Elisabeth. Henry então se junta aos moradores na caçada ao monstro, quando eles lutam em um precipício e Henry desmaia. O monstro o leva ao moinho aonde temos o fim do filme...
No moinho, Henry acorda e luta mais uma vez com o monstro. O monstro o joga delá de cima, mas Henry sobrevive. Os moradores então ateam fogo ao moinho, e o monstro é dado como morto... até o filme seguinte! A NOIVA DE FRANKENSTEIN! (que logo postarei minha crítica assim que o assistir)

Como eu disse, o filme é ótimo, e o melhor ator na minha opinião foi Colin Clive, que parece mesmo ser um cientista louco. Boris Karloff também arrazou como o monstro. Além desse, Karloff participou também como o monstro em A Noiva de Frankenstein e O Filho de Frankenstein. É uma pena saber que já não está mais entre nós...

Então, pra quem tiver a oportunidade de assistir a essa jóia rara, aproveite! Não irá se arrepender! (a menos que seja fanático por Lenda Urbana, Pânico e remakes...)

Nenhum comentário: